3 ferramentas básicas para economizar o seu tempo na gestão da equipe de vendas | Polibras Software
3 ferramentas básicas para economizar o seu tempo na gestão da equipe de vendas

3 ferramentas básicas para economizar o seu tempo na gestão da equipe de vendas

Quem trabalha com o universo de vendas, sabe o quanto é importante ter otimização de tarefas e economia de tempo. O “porém” dessa história é que, às vezes, fica difícil driblar as demandas do dia a dia e conquistar esse tempinho de sobra para seguir com as atividades mais importantes, não é?

A gente sabe que o profissional de vendas, normalmente, tem um grande check-list de demandas a cumprir diariamente. Por isso, é fundamental oferecer formas de ajudar seu time de vendas a otimizar o tempo e, assim, obter mais sucesso com suas estratégias.

Quer saber quais são as 3 ferramentas básicas para economizar seu tempo com a gestão da equipe de vendas e aumentar seus lucros? Prossiga na leitura desse texto com a gente e aproveite!

1- Realize planejamentos com base em dados e métricas

Por meio de reuniões produtivas com o seu time, é possível fazer planejamentos prévios do que pode ser feito. Vale escutar sugestões, experiências e críticas: tudo isso vai facilitar o mapeamento de atividades e a delegação de tarefas.

Você pode escolher colaboradores responsáveis para guiar os outros em determinadas demandas e separar times para cada fluxo de vendas. Isso evita a sobrecarga e impulsiona o trabalho em equipe, otimizando o tempo de todos e gerando mais produtividade diariamente.

Se planejar é fundamental para economizar mais o tempo, e isso funciona ainda melhor quando´é feito com base em dados e métricas. Então é de extrema necessidade conferir os relatórios e analisar as informações geradas por cada resultado. Fazer isso é ótimo para tornar a comunicação mais clara, transmitir mais conhecimento dos próximos passos para o time e ajudar nas tomadas de decisão da empresa.

Confira, a seguir, algumas das ferramentas gratuitas que podem ajudar sua equipe a se planejar melhor, organizar as atividades e economizar tempo:

  • – Google Calendar;
  • – Trello;
  • – Notion;
  • – Tomato timer.

2- Monitore os fluxos e defina indicadores de desempenho

Fazer o acompanhamento de perto de cada processo é uma ótima escolha para quem deseja evitar erros, fugir dos temidos prejuízos e, claro, economizar tempo ao longo da rotina.

Monitorar as etapas também é importante para saber quando a equipe deve redirecionar as estratégias, evitando retrabalho e falhas na comunicação.

Além disso, é recomendável utilizar indicadores de desempenho. Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator), os indicadores podem ajudar você a definir melhor os objetivos da sua empresa e, assim, analisar quais são as prioridades a serem realizadas, aumentando a eficiência dos processos do time e expandindo suas oportunidades.

Alguns dos indicadores mais utilizados, por exemplo, para acompanhar o desenvolvimento dos fluxos de vendas são:

  • – Quantidade de leads qualificados;
  • – Taxa de conversão;
  • – Ticket médio;
  • – Número de negócios fechados;
  • – Custo de aquisição por cliente (CAC).

3- Invista em um sistema de força de vendas

Um software de automação ajuda você a centralizar todos os benefícios de ferramentas gratuitas e, ainda, aprimorar suas tarefas diariamente. 

Ao investir em um sistema de força de vendas, você garante a possibilidade de ter mais clareza na comunicação, integrar o seu time e, assim, gerenciar sua equipe de vendas de forma mais prática e segura.

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