3 Principais indicadores para acompanhar as metas da sua equipe de vendas | Polibras Software
3 Principais indicadores para acompanhar as metas da sua equipe de vendas

3 Principais indicadores para acompanhar as metas da sua equipe de vendas

Sua equipe de vendas sempre consegue bons resultados, mas você não consegue ver sua empresa encontrar o tão sonhado caminho do sucesso? Talvez seja preciso analisar alguns detalhes. Não somente no desempenho de seus funcionários, mas principalmente do que tem sido feito além disso. 

Além de pensar e definir metas de vendas, que realmente farão a diferença no seu negócio, é fundamental se atentar para alguns indicadores que podem te ajudar a trazer melhorias ao seu empreendimento. Quer saber quais são os 3 principais indicadores de vendas para melhorar a produtividade? E, além disso, alcançar um bom desenvolvimento no seu empreendimento? Acompanhe a leitura deste texto com a gente e confira!

Qual é a importância dos indicadores de vendas?

Antes de prosseguirmos para os 3 indicadores essenciais para conquistar um melhor desempenho em sua equipe de vendas, é necessário saber um pouco mais sobre a importância de estabelecer o que pode garantir bons retornos para as ações que sua organização realiza. 

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que “vender é uma arte” e que é preciso sempre pensar em novas estratégias para obter mais lucros, não é? Inclusive, você pode conferir 4 medidas infalíveis para desenvolver vendas externas, basta clicar aqui e, para saber como definir metas para sua equipe de vendas é só clicar aqui. Assim como é essencial definir metas, também é muito importante saber como monitorá-las. Isto é necessário para saber o que deve ser alterado – ou não – durante o processo de vendas e fazer os próximos planejamentos da melhor forma possível. 

Então como os indicadores de vendas podem contribuir no alcance de objetivos e metas de sua empresa? Confira abaixo:

  • melhoria de desempenho da equipe;
  • aumento de foco no que realmente importa;
  • maiores níveis de produtividade;
  • desenvolvimento da experiência do cliente;
  • clareza dos resultados e das consequências de cada ação;
  • comprovação do que funciona melhor por meio de dados comparativos;
  • criação de metas mensuráveis e planejamentos mais assertivos.

Agora que você já sabe que metas e indicadores devem sempre andar juntos a fim de sempre gerar melhores resultados de vendas para sua equipe e organização, vamos para os principais indicadores que você deve conhecer independentemente do tipo da sua empresa. 

equipe reunida olhando dados no tablet vendas 3 Principais indicadores para acompanhar as metas da sua equipe de vendas analisando dados no tablet

1.Geração de leads e taxa de conversão

Para muito além do faturamento e da margem de lucro, existem alguns outros indicadores que vão te ajudar a percorrer a fantástica jornada de sucesso do seu empreendimento. Um destes indicadores é o tão falado lead, que nada mais é do que um potencial cliente para sua empresa.

É fundamental ter controle do funil de vendas para analisar a efetividade das ações aplicadas no topo, meio e fundo do funil e avaliar a quantidade de leads conquistados em um determinado período, além de verificar o que pode ser modificado para obter o retorno almejado. 

Vale lembrar que você deve investir na qualificação dos leads, por meio de materiais ricos, eventos e cadastros em newsletter, por exemplo, para facilitar a decisão de compra com sua equipe de vendas. Depois disso, é importante verificar a taxa de conversão, um dos indicadores mais importantes: quais oportunidades geradas foram realmente transformadas em vendas? 

É recomendável também fazer o uso de testes A/B para analisar os resultados e planejar as futuras estratégias a serem tomadas pelo seu time. Pensar em novas ações que atendam às necessidades e aos anseios do seu público é uma ótima forma de personalizar o produto ou serviço da sua empresa e melhorar a taxa de conversão.

fazendo anotações vendas 3 Principais indicadores para acompanhar as metas da sua equipe de vendas fazendo anotacoes

2.Ticket médio


O ticket médio é basicamente o valor médio de transações em um determinado período de tempo. Este é outro indicador fundamental a ser analisado, pois além de demonstrar o comportamento do cliente com a marca, ele também tem tudo a ver com o faturamento do seu negócio.

Por meio da avaliação deste, é possível pensar em táticas para melhorar a venda de seus serviços ou produtos, sua performance perante à concorrência e também em novas formas de atender e fidelizar os consumidores. Algumas das estratégias que podem ser usadas a fim de aumentar o ticket médio são:

– criação de upsell (adicional com mais recursos para produto ou serviço comprado) ou crosell (algo que combine e seja complementar ao produto ou serviço);
– fortalecimento de produtos ou serviços, que estão com menores vendas, e criação de combos;
– descontos progressivos ou frete grátis a partir de um determinado valor.

equipe reunida vendas 3 Principais indicadores para acompanhar as metas da sua equipe de vendas reuniap equipe

3.Quantidade de negócios fechados e ciclo de vendas

Por último, mas não menos importante: você sabe dizer quantos negócios são fechados em um período definido e quanto tempo leva até que um potencial cliente decida fechar negócio com sua empresa?

O número de vendas fechadas juntamente com o ticket médio podem contribuir bastante na análise de estratégias e criação de metas que devem mudar para melhorar os resultados. 

Já o ciclo de vendas é importante para que você possa identificar o momento em que é necessário aprimorar a nutrição de leads a fim de alcançar mais clientes que desejam fechar negócio. 

É muita informação, não é mesmo? Porém conhecer estas informações e estar atento a cada um destes indicadores pode alavancar bastante a produtividade e o desempenho da sua equipe de vendas, bem como contribuir para o crescimento de seu empreendimento. 

Sem dúvidas, fazer uso de sistemas de gestão, que automatizam processos, é essencial para que você consiga fazer o monitoramento adequado dos indicadores, definir as metas e os objetivos ideais para alcançar o retorno desejado, ter mais transparência nos processos com a equipe e organizar cada uma das etapas para melhorar a produtividade e os lucros. 

Quer saber mais sobre softwares de gestão de processos e indicadores essenciais para acompanhar as metas de vendas da sua equipe? Fala com a gente, clicando aqui, ou pelo telefone: (85) 4008-4508. Ah, e aproveita para conhecer nossas redes sociais também e ficar por dentro de tudo: Facebook e Instagram.