4 Métricas para avaliar segurança da informação dos seus sistemas
4 Métricas para avaliar segurança da informação dos sistemas da sua empresa

4 Métricas para avaliar segurança da informação dos sistemas da sua empresa

Com os avanços da tecnologia, é possível armazenar diversos arquivos na nuvem e ter mais segurança. Porém, isso tem deixado muita gente “com o pé atrás”.

Apesar de trazer mais praticidade ao dia a dia de muitas pessoas, alguns sistemas integrados ou softwares já foram vítimas de códigos maliciosos, ataques cibernéticos e perda de dados. Isso  já prejudicou muitas empresas a nível nacional e mundial. Devido a ocorridos como estes, é cada vez mais necessário falar sobre segurança da informaçãoe, por isso, resolvemos trazer 4 métricas para te ajudar a ter mais tranquilidade. Vamos lá!

O que significa “segurança da informação”?

Para saber como monitorar os programas e dados da sua empresa, é fundamental saber mais sobre o assunto, não é mesmo? Bom, este termo se refere à proteção que existe para evitar as famigeradas ameaças – prováveis e constantes – da rede de uma organização, e pode se dividir em 3 fases:

  • – Física, onde o software está instalado;
  • – Lógica, referente ao funcionamento do sistema;
  • – Humana, que se refere aos membros da equipe.

Assim como a equipe de desenvolvimento tem procurado se especializar ainda mais, os hackers também têm apresentado mais habilidades, então a proteção de dados tem se tornado uma das maiores preocupações de muitas empresas.

E, por falar nisso, já fizemos um conteúdo especialmente voltado para explicar os princípios e o porquê de ficar atento a este processo! Clique aqui e confira.

Agora que você já sabe mais a importância de tudo isso, que tal partirmos para as métricas que você deve ficar de olho? Prossiga na leitura com a gente!

mãos masculinas no computador segurança 4 Métricas para avaliar segurança da informação dos sistemas da sua empresa maos computador

 1. Quantidade de acessos dos funcionários

Como você vai obter um maior controle do número de acessos à rede da sua empresa sem estabelecer quem pode ter – ou não – o acesso?

É de extrema importância permitir que dados sigilosos estejam sempre à disposição de apenas alguns determinados usuários para prevenir possíveis riscos, identificar tentativas não autorizadas de acesso e garantir mais eficiência no processo de monitoração.

homem no computador segurança 4 Métricas para avaliar segurança da informação dos sistemas da sua empresa homem programacao

2.Número de sistemas com falhas

Ter conhecimento da quantidade de sistemas que estão vulneráveis no ambiente da empresa também é outro ponto que faz toda a diferença para manter a segurança sempre em dia.

É essencial contar com ferramentas que ajudem você a identificar o que precisa ser atualizado, mantido, revisado e feito a fim de melhorar aproteção de dados e evitar qualquer brecha para ciberataques.

reunião segurança 4 Métricas para avaliar segurança da informação dos sistemas da sua empresa mulher empresaria

3. Volume de tráfego

Em um ambiente de trabalho onde há acesso ilimitado à internet e diversos funcionários, é comum que alguns deles possam fazer o download de músicas, filmes, aplicativos ou outros tipos de arquivos mais pesados, não é mesmo?

Contudo é preciso prestar atenção ao que os usuários estão acessando e realizar o devido monitoramento do volume de tráfegopara analisar as transferências que têm sido baixadas na rede, pois há diversos sites propensos aos temidos malwares. Por isso também vale a pena elaborar regulamentos, que devem ser seguidos por toda a equipe, parapreservar as informações da organização e manter o bom desenvolvimento do trabalho. 

equipe trabalhando segurança 4 Métricas para avaliar segurança da informação dos sistemas da sua empresa equipe trabalhando

4. Período de ataques

Você sabe dizer quanto tempo durou o último ataque que teve na rede de sua empresa? Saber o período em que um atacante fica em sua rede pode ajudar bastante sua equipe a se preparar mais, analisar o ocorrido, evitar maiores prejuízos e controlar futuras ameaças.

É recomendável fazer um relatório com o máximo de informações possíveis, a fim de usá-las sempre que for preciso, para se proteger de problemas assim e garantir mais certeza que seus dados não estarão em risco.

Como você pôde ver, o monitoramento deve ser realizado com frequência, pois infelizmente qualquer empresa – de pequeno, médio ou grande porte, está sujeita a possíveis invasões em sua rede. E, como diz aquele sábio ditado popular, “é melhor prevenir do que remediar”.

Vale a pena contar com um sistema de gestão de segurança de dados, onde você poderá ter mais controle do que acontece no sistema da sua organização, identificar mal uso dos recursos da rede, manter a clareza das normas da empresa com a equipe e analisar relatórios de acessos, riscos e alertas a fim de proteger sua empresa de passar por perda de dados, danos em sua imagem ou prejuízos financeiros.

Esperamos ter ajudado você a entender mais sobre como avaliar a segurança de informação da sua empresa! Continue de olho em nosso blog e confira mais conteúdos como este. Ah, e aproveita para conhecer nossas redes sociais também e ficar por dentro de tudo: Facebook e Instagram. Até a próxima!