Quatro técnicas de marketing para aplicar no seu e-commerce B2B
4 técnicas de marketing para aplicar no seu e-commerce B2B

4 técnicas de marketing para aplicar no seu e-commerce B2B

Você já ouviu falar que o e-commerce B2B (Business to Business) tem gerado excelentes resultados para pequenas e grandes empresas ao redor do mundo? Parece algo ainda distante para o Brasil, mas é uma realidade que só tem crescido com o tempo. Porém, a dúvida que fica no ar é: como fazer com que um e-commerce se destaque perante a tantos outros, já que a concorrência no universo digital é ainda maior? 

Pensando nesse desafio, a gente reuniu 4 técnicas de marketing incríveis para você aplicar com sucesso no seu e-commerce B2B. Quer descobrir quais são todas elas? Vamos lá!

 

1. Conheça seus clientes

Por mais clichê que esta dica pode parecer, ela sempre faz toda a diferença. Ainda mais quando o assunto é e-commerce B2B, pois os clientes deste não são consumidores finais: são empresas, que possuem um perfil mais complexo, e que também precisam ser classificadas para receber um atendimento diferenciado. 

Afinal, como você vai agregar um valor positivo para a sua empresa sem saber quais são as que vão se interessar pelos seus produtos ou serviços? Isso também ajuda você a pensar em quantidades necessárias para atender às demandas, nas condições de pagamento a oferecer e na personalização de sua marca, por exemplo.

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2. Faça uso das técnicas de SEO 

O SEO, ou a otimização do mecanismo de pesquisa, é uma das técnicas de marketing que não podem ser negligenciadas de forma alguma.

Aparecer na primeira página das pesquisas online pode fazer com que sua empresa ganhe mais visibilidade, adquira novos clientes e tenha uma posição de maior destaque perante à concorrência.

Para isso, vale contar com o auxílio de um especialista em marketing para ajudar você a definir sua persona, aliar as técnicas de SEO com um bom Marketing de Conteúdo para segmentar melhor o público, gerar impactos positivos e tornar sua marca mais reconhecida.

 

3. Apresente seus produtos ou serviços com clareza

Ter uma ótima presença online é fundamental, ainda mais atualmente, mas caso sua empresa não consiga manter a qualidade do que vende no e-commerce B2B, tudo pode ir por água abaixo.

Por isso, é preciso ficar de olho para que nada saia fora do que foi planejado. Uma boa opção é investir em um sistema de gestão para conferir relatórios de compras, demandas e resultados de forma mais precisa e prática.

Além de disponibilizar todas as informações e descrições completas, com clareza, sobre o que seu comércio eletrônico oferece, também é importante que os dados apresentados sejam reais para garantir a confiança de seus clientes. 

Isso não somente ajuda sua empresa a se tornar autoridade e referência no assunto, mas também contribui para a fidelização de seu público e aquisição de novos compradores.

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4. Ofereça uma experiência omnichannel

Estar presente em diversos canais e proporcionar uma experiência completa e prática por meio destes é uma estratégia que tem trazido resultados surpreendentes para diversas empresas de varejo.

Para isso, é importante fazer um bom planejamento, ter atenção à identidade visual de sua empresa e integrar sua equipe, a fim de proporcionar mais credibilidade e gerar uma experiência mais satisfatória ao seu público.

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5. Procure inovar sempre

Estar por dentro das tendências digitais, fazer parte das transformações na redes sociais, se manter aberto às inovações da internet e utilizar diversos recursos em vez de estagnar no que “já está dando certo”, é uma das melhores táticas de alavancar seu e-commerce B2B.

Dica extra: Inovar é essencial, mas é preciso ter uma boa base para garantir que as mudanças sejam assertivas. Por isso, uma técnica altamente recomendável é realizar o famoso benchmarking.

É essencial avaliar as atividades da concorrência, analisar as palavras-chave mais utilizadas, identificar o que tem sido feito e, principalmente, verificar o que tem dado mais resultado tanto em comércios eletrônicos quanto até mesmo nas redes sociais. Até porque o comércio eletrônico B2B tem evoluído cada vez mais e o grau de competitividade só tende a aumentar.

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