5 ações de trade marketing para sua equipe de vendas bater a meta | Polibras Software
5 ações de trade marketing para sua equipe de vendas bater a meta

5 ações de trade marketing para sua equipe de vendas bater a meta

Bater a meta é sempre uma das maiores preocupações da equipe de vendas. Para lidar com esse frequente desafio da melhor forma possível, é importante pensar em novas estratégias.

As ações de trade marketing são ideais para aumentar as vendas da sua empresa, promover os seus serviços ou produtos e fidelizar os consumidores. Quer saber mais sobre como fazer isso na prática?

Reunimos as 5 principais para você garantir mais lucros e alcançar as metas almejadas. Prossiga na leitura do texto e descubra!

O que é trade marketing?

O Trade Marketing é uma parte bastante importante da área de marketing, é responsável por avaliar o posicionamento de produtos oferecidos por uma organização, e é a estratégia ideal para você que deseja ter mais sucesso e lucratividade em sua empresa.

Um dos principais objetivos do Trade Marketing, além de aumentar as vendas, é identificar as oportunidades existentes no alcance de metas de curto, médio e longo prazo. Olha só as vantagens que essa estratégia proporciona:

  • aumento dos lucros;
  • maior visibilidade para a empresa;
  • melhoria no relacionamento entre cliente e marca;
  • maior competitividade;
  • fortalecimento da marca.

Agora que você sabe quais são as vantagens do Trade Marketing, acompanhe as 5 ações de Trade mais importantes para impulsionar os ganhos da sua empresa. Vamos lá!

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1. Alinhamento

Para que os resultados sejam ainda melhores, é preciso que a equipe esteja alinhada tanto entre si quanto com os objetivos da empresa. Dessa forma, as metas a serem alcançadas devem ser definidas de acordo com as necessidades do negócio, e os colaboradores devem estar cientes de cada passo do processo para que tudo saia como o planejado.

Por mais que a equipe de vendas tenha um contato maior com o consumidor, é preciso alinhar as etapas do processo com a gestão para facilitar o processo e garantir objetivos mais assertivos.

2. Comunicação transparente

Além de manter o alinhamento com a equipe em dias, é necessário que a comunicação seja feita de forma transparente e eficaz para todos os colaboradores, não apenas para os da equipe de vendas ou da gestão.

Isso contribui bastante para a devida realização das ações, além de aumentar a motivação dos funcionários, integrar a equipe, melhorar a produtividade, aprimorar o clima organizacional e ampliar os lucros.

3. Otimização de processos

Um ponto que facilita bastante cada uma dessas ações é contar com a contribuição de um software de automação para otimizar as etapas e evitar custos desnecessários.

Algumas das outras vantagens de ter o auxílio de uma ferramenta tecnológica como essa é:

  • armazenar dados importantes;
  • ter maior controle de estoque;
  • analisar a concorrência;
  • monitorar os processos;
  • alinhar metas e objetivos com a equipe;
  • analisar relatórios para fazer planejamentos mais assertivos;
  • avaliar os dados de resultados obtidos e pensar nas próximas estratégias.

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4. Atendimento

Por mais que você já conheça a importância do bom atendimento, é sempre importante bater nessa tecla, pois é a partir dela que muita coisa pode melhorar no que diz respeito às vendas.

Um bom atendimento não é feito apenas com simpatia e oferecimento de brindes, mas com um bom conhecimento tanto do produto que será vendido quanto do cliente que poderá comprá-lo.

Por isso, é preciso conhecer as expectativas e necessidades do cliente, descobrir o que ele mais gosta ou prefere comprar, para saber como alcançá-lo e oferecer ainda mais do que ele espera, proporcionando experiências satisfatórias e tornando-se preferência.

Ademais, também é essencial se tornar referência no assunto para estar sempre à frente da concorrência.

Então conhecer todas as características, identificar as qualidades e os defeitos e saber explicar os benefícios que tal produto poderá trazer à vida de quem adquiri-lo faz toda a diferença para realizar um ótimo atendimento e aumentar as vendas da empresa.

5. Ações promocionais

Outra ação utilizada pelo Trade Marketing para gerar aumento no volume de vendas é elaborar ações promocionais para divulgar a empresa, aumentar a visibilidade e atrair novos clientes.

Entretanto, vale lembrar que é necessário realizar o controle de estoque antes disso, para garantir a disponibilidade dos produtos oferecidos e evitar preocupações ou prejuízos imprevistos.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a pensar em novas estratégias para sua empresa!

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