5 Dicas para deixar o seu departamento de vendas mais produtivo
5 Dicas para deixar o seu departamento de vendas mais produtivo

5 Dicas para deixar o seu departamento de vendas mais produtivo

Um dos principais departamentos de um negócio é o de vendas. Por isso, é necessário sempre estar pensando em ações para manter seus vendedores mais produtivos e engajados. Quem já deixou de voltar a alguma loja, por exemplo, por conta de mau atendimento ou outra característica negativa, como insistência. Pode parecer um pouco óbvio, mas uma equipe bem preparada e unida, acompanhada de uma boa gestão, é que traz os melhores resultados. Apesar de ser um pouco óbvio, poucas empresas se atentam a isso. Quer saber o que deve ser feito para ter um time desenvolvido e que trabalha sinergicamente? Continue lendo esse artigo e confira as nossas 5 dicas para manter sua equipe de vendas motivada.

Metas

É importante estabelecer metas que são difíceis de serem atingidas, mas que são possíveis. Pois assim, se o seu funcionário conseguir chegar pelos a 80% ou 90% do que seria o ideal, já significa um grande esforço e que fez um ótimo trabalho. Metas muito fáceis ou muito difíceis podem acabar desestimulando sua equipe de vendas, fazendo com que a produtividade caia e os deixe frustrados.

Ao se pensar em quais metas serão estabelecidas, é importante que haja uma conversa com seus vendedores. Escute a opinião deles, eles vivem seu negócio diariamente. Quando mais colaborativa for a conversa, mais sua equipe ficará motivada e ansiosa para dar a início ao novo projeto.

vendas 5 Dicas para deixar o seu departamento de vendas mais produtivo dsadasdasd4324324

Receba todas as nossas novidades em seu e-mail

Veja tudo em primeira mão e destaque-se no mercado seguindo as nossas dicas.

Capacitação

O treinamento de funcionários é, sem dúvida, uma das principais maneiras de melhorar a performance. Porém, é necessário se atentar e não deixar que essa importante ferramenta, que veio para somar e ajudar, torne-se uma prática desmotivadora e monótona para os membros. Além disso, a capacitação de colaboradores também contribui com a retenção de talentos, e consequentemente com a redução na rotatividade de funcionários, criando assim um ambiente de trabalho mais agradável. Estude o clima organizacional de seu negócio e, posteriormente, aplique esse método.

Motivação

Não adianta ter uma equipe capacitada e eficiente se não houver motivação por parte dela para seguir buscando resultados cada vez melhores. A desmotivação gera a estagnação de resultados, o que pode gerar até a queda de rendimento. Funcionários mais produtivos são os mais motivados e não é fácil mantê-los assim. Cada vendedor é uma pessoa diferente, jeita de desejos e aspirações diferentes um dos outros. Alguns se sentem motivados ao ganhar prêmios, outros preferem o reconhecimento  por parte de seus líderes. Assim, é possível perceber que a realização profissional acontece de maneiras distintas para cada membro da equipe. Como lidar com isso? Existem algumas práticas que auxiliam no engajamento da equipe e tornam o ambiente mais descontraído: gratificações promovem disputas saudáveis dentro do ambiente de trabalho.

Promoção

Ao falar isso, não significa transformar um bom vendedor num gerente. Você pode, por exemplo, criar níveis de vendedores baseados no desempenho da sua equipe. Assim, a medida que um membro vai subindo de nível sua comissão por venda pode ser aumentada, por exemplo, ou o salário-base. Você acaba estimulando estimulando sua equipe.

Forças de vendas

Os Sistemas de Força de Vendas podem ser usados para ajudar a alavancar suas vendas, já que  permite que seus vendedores gerenciem os contatos e informações de todos os clientes de  forma mais rápida, organizada e automatizada. Sua equipe ganha mais tempo e proporciona uma venda mais assertiva com cada um dos clientes, pois o sistema registra informações importantes como histórico de compras e detalhes de cadastro.

Aqui na Polibras, por exemplo, você pode encontrar o “Fast Seller”. Essa  solução consegue emitir pedidos, gerenciar a carteira de clientes diretamente do seu smartphone ou tablet de forma simples, segura e prática. Envia e recebe dados de forma online e offline comunicando os vendedores, supervisores e gerentes de forma ágil e instantânea. Quer saber mais sobre essa solução? Entre em contato com a gente!

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

FALAR COM UM ESPECIALISTA
Banner Trade Marketing e as vendas!

Últimas postagens do blog

Cadastre-se e receba novidades do nosso blog