5 passos para a sua equipe de vendas entender o comportamento do consumidor | Polibras Software
5 passos para a sua equipe de vendas entender o comportamento do consumidor

5 passos para a sua equipe de vendas entender o comportamento do consumidor

O aumento da informação, a ampliação de novos canais de atendimento e vendas e os avanços tecnológicos contribuíram bastante para a mudança no comportamento do consumidor, o que tem trazido desafios constantes para a equipe de vendas de diversos setores.

Com isso, as empresas buscam estar cada vez mais atentas para inovar em suas ações, priorizando favorecer a experiência do consumidor, a fim de fidelizar seu público e se manter competitiva no mercado.

E, claro, se vender tem tudo a ver com ter um bom relacionamento com o consumidor, então conhecê-lo melhor pode ajudar bastante nesse processo, não é mesmo? Isso pode parecer óbvio, mas nem toda empresa se lembra disso na hora de oferecer produtos ou serviços.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para ajudar você. Acompanhe a leitura desse texto e conheça os 5 passos essenciais para que sua equipe de vendas saiba tudo sobre esse assunto e consiga bater as metas da melhor forma possível. Vamos!

1. Saiba ouvir

Pode ser que sua empresa realmente ofereça a melhor solução do mundo, mas ainda assim é necessário ouvir o feedback dos seus clientes.

Saber suas opiniões não é bom apenas para mostrar que se importa com o que eles pensam, mas também para conhecer melhor suas necessidades e preferências, além de ser uma oportunidade imperdível de ter insights sobre possíveis novos produtos ou serviços que sua empresa pode oferecer.

2. Esteja disponível

Para entender mais sobre o comportamento do consumidor e manter um bom relacionamento com ele, também é preciso mostrar disponibilidade sempre que for possível.

Vale ter presença online, divulgar suas redes sociais, dar seu número de contato e falar dos seus horários de atendimento.

Ter um e-commerce também é uma ótima escolha para aumentar as vendas e manter um contato mais próximo com o consumidor, visto que este pode funcionar a qualquer hora do dia, diferentemente de uma loja física.

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3. Pesquise

Confira os dados e relatórios de vendas de sua empresa. Analise quais são os consumidores mais presentes e aqueles que já não compram mais da sua marca, verifique o público da concorrência da sua empresa e busque por informações do histórico de vendas anteriores.

É recomendável também fazer pesquisa de mercado ou aplicar questionários, além de verificar quais produtos têm mais saída e quais acabam sempre sobrando no estoque para identificar comportamentos de compra do seu público.

4. Defina seu público

Depois de conhecer mais seus consumidores, é o momento tão esperado de definir as personas. Quais são os perfis que mais combinam com os seus clientes? Quais são seus anseios e o que eles mais gostam de fazer? O que faz parte de sua rotina ou o que não tem nada a ver com eles? O que faz com que eles tenham uma tomada de decisão de compra?

Esses pequenos detalhes são ricos em informações que podem ajudar – e muito – na hora de planejar os próximos passos, elaborar uma comunicação mais atrativa e próxima e pensar em novas estratégias para alavancar as vendas.

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5. Ofereça soluções

Sabendo o que os consumidores preferem, se torna mais prático pensar nas soluções ideais para eles. Então, além de gerar novas ideias, você também pode saber como alcançar seu público com mais facilidade, credibilidade e sem tantos rodeios.

Portanto, um dos passos mais essenciais é adquirir uma boa base de dados relevantes sobre seu público, com todas as informações coletadas e necessárias, para você analisar melhor o comportamento deles e tomar decisões assertivas.

Isso pode se tornar mais fácil por meio de um software de automação, que permite o armazenamento de informações sobre os perfis de clientes, apresenta análise de dados e resultados de vendas e facilita a organização e comunicação nas etapas de vendas.

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre esse assunto, clicando aqui, ou diretamente pelo telefone: (85) 4008.4500

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