6 desafios do setor têxtil para os próximos anos | Polibras Software
6 desafios do setor têxtil para os próximos anos

6 desafios do setor têxtil para os próximos anos

A indústria da moda é altamente mutável e imprevisível, não é? Trabalhar no setor têxtil é precisar estar sempre ligado não somente às tendências que estão em alta, mas principalmente àquelas que estão por vir perante às exigências e transformações constantes do mercado. 

Por isso, reunimos 6 grandes desafios para esta área nos próximos anos. Acompanhe cada tópico e fique por dentro das dicas que preparamos para você! 

1. Aumento da informação e mudanças no comportamento do consumidor 

Enquanto há um tempo, as pessoas se baseavam mais em revistas, novelas e alguns desfiles de moda que eram transmitidos pela televisão, hoje há informações em diversas mídias e referências mais acessíveis para influenciar os consumidores. 

O avanço das redes sociais permite que digital influencers, grandes profissionais do mundo da moda e artistas reconhecidos possam falar diretamente com seus seguidores, o que causa grande impacto no comportamento destes. 

Com isso, é extremamente necessário que sua empresa de setor têxtil esteja antenada às novas tendências do mercado para que o posicionamento da sua marca continue a gerar engajamento e valor com seu público-alvo.

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2.Inventividade e inovação 

Com uma quantidade maior de informação, as consequências são consumidores mais exigentes, agregação de valores aos produtos e um mercado mais competitivo, não é mesmo? 

Para continuar sempre à frente, é de extrema importância pensar sempre em novas soluções para conversar com os consumidores, manter-se atualizado, renovar o maquinário, fazer reforço de marca e permanecer relevante. A inovação é uma das estratégias mais importantes no setor têxtil, que sempre está em busca de evoluir aliado à tecnologia. 

Quer saber mais sobre como inovar no setor têxtil? Confira um conteúdo que já preparamos aqui

3.Práticas e técnicas sustentáveis 

Falando em termos de inovação, uma das grandes preocupações atuais é desenvolver novas tecnologias que permitam a produção de materiais sustentáveis, reaproveitamento de tecidos e métodos que tenham menor impacto ambiental. 

Há muitos anos, podemos ver várias notícias que relatam os impactos da indústria da moda no meio ambiente. Sem dúvidas, investir em técnicas sustentáveis tem sido uma grande aposta tanto para reverter a situação quanto para reposicionar os valores da marca, gerar mais lucratividade e conscientizar outras empresas e pessoas a também terem mais responsabilidade ambiental. 

4.Produtividade 

Com uma concorrência cada vez mais acirrada, diversas empresas se veem com a necessidade de produzir mais para atender às demandas e obter mais lucros. A grande questão disso é que muitas já foram multadas devido à aplicação de carga horária exorbitante e condições precárias de trabalho para a equipe de funcionários. Tanto que agora há mais leis trabalhistas e ambientais para avaliar e fiscalizar melhor a produção. 

A melhora na produtividade tem sido um grande desafio, mas por meio do uso de algumas tecnologias já é possível otimizar o tempo e o uso de alguns.

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5.Aumento no custo de matéria-prima 

As incertezas na economia são constantes e o valor das matérias-primas só tem aumentado ao longo dos anos. Por isso, é cada vez mais necessário realizar planejamentos bem elaborados para escolher melhor os investimentos a serem feitos. 

Inovar em processos de produção, maquinários, outros tecidos mais sustentáveis e optar por sistemas de automação para analisar o que tem sido feito, otimizar o tempo e melhorar a produtividade são algumas das atitudes que podem contribuir na busca de caminhos que consigam driblar os altos custos. 

6.Quarta revolução industrial 

A Indústria 4.0 é uma temática cada vez mais falada em diversos debates ao redor do mundo e marca a integração do mundo físico com o virtual. Uma das promessas desta nova revolução é ampliar as possibilidades funcionais e estéticas nos têxteis, portanto, o vestuário não será visto apenas como algo tendencioso da moda, mas também será relacionado à tecnologia. 

Além da busca por novas funções, também serão utilizados materiais melhores para o meio ambiente e serão automatizadas algumas funções dispendiosas para otimizar o tempo das pessoas e reduzir gastos financeiros. 

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