Aprenda a definir indicadores de resultados eficazes para a sua equipe | Polibras Software
Aprenda a definir indicadores de resultados eficazes para a sua equipe

Aprenda a definir indicadores de resultados eficazes para a sua equipe

Você já ouviu falar sobre indicadores de resultados? Mensurar o resultado dos processos de vendas da sua empresa não é uma tarefa simples, mas pode gerar mais eficácia aos esforços da sua equipe.

Agora você deve estar se perguntando se os indicadores de resultados são como métricas: e, sim, ao acompanhá-los constantemente, você consegue saber o que fazer para alcançar as metas definidas.

Apesar de sua importância, muitos gestores ficam em dúvida sobre como fazer isso da melhor forma e acabam deixando esse processo em segundo plano. Então, aqui você vai conferir como definir indicadores eficazes para o time da sua empresa. Acompanhe a leitura com a gente!

1- Entenda a diferença entre metas, indicadores de desempenho e de resultados

Para começar, é fundamental entender a diferença entre esses termos, a fim de saber a importância e o funcionamento de cada um. Confira suas principais características a seguir.

metas: as metas são essenciais e servem para definir “alvos” para o futuro da empresa. Ou seja, elas são como pontos que devem ser alcançados em um determinado período de tempo.

Para alcançá-las, é importante pensar em métodos e estratégias ideais, e definir metas realmente coerentes com as necessidades e os objetivos da empresa. Definir uma

indicadores de desempenho: os KPIs (Key Performance Indicators) são definidos a partir da junção de duas ou mais métricas, com fórmulas elaboradas para alcançar os resultados almejados.

Alguns dos KPIs mais conhecidos são: taxa de turnover, churn rate, ticket médio, return on investment (ROI) e lifetime value (LTV).

Diferentemente dos indicadores de resultados, os KPIs não são valores brutos, pois já apresentam as informações calculadas.

indicadores de resultados: também reconhecidos como métricas, servem para representar os retornos alcançados pela empresa e podem funcionar também como insumos para o desenvolvimento de KPIs.

Por meio deles, é possível conhecer mais sobre o funcionamento da empresa e entender suas atuais necessidades.

Alguns dos indicadores de resultados mais utilizados são: quantidade de curtidas nas mídias sociais, número de visitas no site, faturamento da empresa, quantidade de vendas efetivadas, investimento em marketing e valor da compra dos clientes.

2- Comunique os indicadores para a equipe

Repassar, de forma clara e transparente, quais são os indicadores a serem acompanhados para a sua equipe também é uma ótima forma de ter mais eficácia no processo.

É importante delimitar um número máximo de indicadores e compartilhar com os colaboradores, a fim de reunir esforços e integrar o time.

Por isso, vale fazer reuniões frequentes para avaliar os resultados obtidos e pensar em novas estratégias para as próximas etapas.

3- Realize acompanhamento com frequência

Depois de definir e contar com a colaboração da equipe, é hora de realizar o devido monitoramento.

Para acompanhar o processo, é necessário ficar de olho nas métricas e avaliar o seu desenvolvimento em períodos previamente determinados. Assim, se torna mais fácil saber o que deve sofrer mudanças para evitar retrabalho e prejuízos financeiros.

Tomar decisões baseadas em dados é uma das 3 ações infalíveis para impulsionar os resultados da sua equipe de vendas. Clique aqui para conferir as outras.

O que pode te ajudar a monitorar as etapas e os resultados, de forma mais prática e eficaz, é contar com um software de automação. Essa ferramenta vai te ajudar a otimizar a gestão. o tempo dos processos de vendas, os lucros da empresa e a produtividade da sua equipe.

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