Como definir metas de vendas para a sua equipe? | Polibras Software
Como definir metas de vendas para a sua equipe?

Como definir metas de vendas para a sua equipe?

Já ouviu aquela frase, de Lewis Carrol, que diz “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”? Esta citação traz uma valiosa lição para diversos setores e serve até mesmo no que se refere a metas de venda. Em um mundo que está constantemente em busca de inovação juntamente com um mercado que se torna cada vez mais competitivo, é imprescindível definir bem quais serão as metas de sua empresa para alcançar os resultados almejados.

E então, você já pensou em como pode definir as metas ideais para garantir mais lucros e contribuir com o desempenho da sua equipe de vendas? Continue a ler o artigo, que vamos te ajudar com 5 dicas fundamentais.

 

 

  • Determine os objetivos principais: saiba onde você quer chegar

 

Definir suas metas é necessário, mas não há como fazer isso da melhor forma sem entender quais são os objetivos a serem cumpridos. Muitas empresas acabam não conseguindo ter um bom retorno das metas alcançadas devido à falta de planejamento.

Além de pensar nos objetivos centrais do negócio, também é preciso analisar os setores da empresa, o local em que ela está inserida, o período determinado para a ação e o cenário atual do mercado a fim de realizar um bom planejamento empresarial.

Alinhar essas informações aos objetivos principais da sua empresa é uma etapa necessária para estabelecer as metas, planejar os próximos passos e capacitar sua equipe de vendas.

 

  1. Analise o histórico das ações e dos investimentos da sua empresa

Avaliar historicamente o que já foi feito, principalmente se a sua empresa já estiver há mais tempo no mercado, é uma ótima estratégia para pensar em suas metas de vendas, nos prazos, no valor dos investimentos e no direcionamento das próximas ações.

É válido lembrar também que o valor dos investimentos a serem aplicados não devem ser pensados apenas no volume de vendas ou no quesito financeiro da ação, mas também na valorização e no crescimento da empresa, na evolução profissional da equipe, na conquista de novos clientes e na fidelização dos antigos.

 

  1. Impulsione sua equipe de vendas

Nada é mais motivador do que participar do processo em busca de alcançar bons resultados. Quando uma pessoa é convidada a “colocar a mão na massa” e participar da elaboração da experiência, ela sente mais vontade em mostrar sua voz, focar seus esforços e lutar por um desfecho de sucesso. Assim, é vital que sua equipe de vendas possa participar da definição de metas, até mesmo porque é ela quem é sua grande aliada e vai estar à frente nos momentos de colocar tudo em prática.

Além de estimular a participação, também é interessante capacitar e direcionar a equipe para alcançar os objetivos desejados. Invista em treinamentos, realize reuniões e proporcione capacitações para ampliar as habilidades, aumentar a confiança e promover a motivação entre os funcionários.

 

  1. Atenção: as metas precisam ser desafiadoras, mas também palpáveis

A gente sabe que é preciso manter os pés no chão para não passar por falhas ou sofrer prejuízos, mas também é essencial buscar por inovação. Se as metas da sua empresa forem sempre as mesmas, isso pode levar à falta de engajamento de sua equipe, visto que todos os meses ela vai precisar percorrer os mesmos caminhos e obedecer às demandas rotineiras. Por isso, é mais do que necessário inovar e buscar outras propostas para prosseguir no bom desenvolvimento do seu negócio e entusiasmar seus funcionários a se superarem e também pensarem em novas soluções.

 

Fique atento apenas para a sutil diferença entre desafio e obstáculo: o desafio é possível e até mesmo motivador na maioria das vezes, enquanto o obstáculo poderá prejudicar o processo ou impedir a resolução de tal demanda. É importante que as metas estabelecidas sejam atingíveis para que a conclusão destas se concretize.  

5.Documente tudo

Depois de estabelecidas as metas, é crucial documentar o processo juntamente com dados, gráficos, valores, resultados e tudo que estiver envolvido em cada uma das etapas percorridas. Isto não ajudará apenas em uma análise posterior, mas também no monitoramento das ações, na organização e no direcionamento da equipe  e na execução das metas e dos objetivos.

Sem dúvidas, pensar em cada um desses passos antes de planejar uma ação e definir metas de vendas para sua equipe pode contribuir bastante no retorno de seus investimentos e no sucesso de sua empresa.