Como montar um roteiro de entregas eficaz? | Polibras Software
Como montar um roteiro de entregas eficaz?

Como montar um roteiro de entregas eficaz?

Analisar formas mais econômicas de realizar as rotas é muito importante, mas para montar um roteiro de entregas realmente eficaz para seu time e sua empresa é preciso seguir alguns critérios essenciais.

Ainda mais quando você atende a um número mais amplo de clientes: otimizar o tempo e diminuir os custos é algo que você deve priorizar sempre para garantir mais sucesso. 

Então acompanhe a leitura desse texto com a gente e descubra os segredos de planejar e desenvolver bem o cronogramas de entregas do seu negócio. Vamos lá!

 

1 – Organize e planeje o roteiro semanalmente

Se a rotina de entregas da sua empresa muda, por que se basear em apenas um planejamento? É necessário organizá-lo a cada semana para evitar possíveis problemas a longo prazo.

Durante o planejamento, alguns critérios que devem ser observados são:

 

– caminho a ser percorrido;

– distância entre os pontos de entrega;

– tipo de meio de transporte ideal;

– quantidade de colaboradores necessários;

– tipo e quantidade de entrega. 

 

 

2 – Defina as datas e os horários

Depois de saber os lugares a serem percorridos e a distância entre cada um deles, é hora de definir as datas e os horários para fazer o roteiro de entregas.

É importante ver também os horários que os clientes vão estar disponíveis para evitar a famigerada “viagem perdida”. Imprevistos podem acontecer, inclusive no trânsito, mas quanto antes você e sua equipe se prepararem com um bom planejamento de roteiro, melhor.

3 – Faça a devida escolha dos transportes

 

Outro ponto a ser olhado no planejamento semanal, além da distância dos pontos de entrega, é o volume de pedidos.

Dependendo da quantidade, é indicado utilizar transportes maiores e, a depender da distância, talvez seja mais recomendado veículos mais rápidos, a fim de otimizar tempo e evitar prejuízos.

4 – Estabeleça uma comunicação clara para a equipe

 

Para que as entregas sejam devidamente realizadas, outro fator que também se faz necessário é ter uma comunicação transparente e eficaz com a equipe.

Alinhar as estratégias com os colaboradores, permitir que eles também participem de momentos de decisão e planejamento, investir em treinamentos, mostrar disponibilidade para ajudar no que for preciso e oferecer feedback são alguns hábitos que podem melhorar não apenas a produtividade da equipe, mas também as entregas de serviços ou produtos e a satisfação dos clientes.

 

 

 

 

 

5 – Conte com o auxílio de um sistema próprio de automação


Hoje é possível contar com sistemas de automação para facilitar os roteiros de entrega. Por meio deles, é possível integrar a equipe de forma mais simples, analisar datas e horários, gerenciar resultados, evitar erros ou prejuízos, se comunicar com os clientes e calcular as rotas para otimizar o tempo e os custos operacionais.

 

Clique aqui e fale com a nossa equipe para solicitar uma demonstração gratuita das nossas soluções específicas para Força de Vendas e entender como um sistema assim pode alavancar os resultados e as vendas de sua empresa. Você também pode entrar em contato com a gente, clicando aqui, ou por meio do telefone: (85) 4008.4500.

Aproveite para compartilhar essas dicas com alguém da sua equipe e conferir as novidades em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.