Gestão de equipes em tempos de home office: 3 dicas essenciais | Polibras Software
Gestão de equipes em tempos de home office: 3 dicas essenciais

Gestão de equipes em tempos de home office: 3 dicas essenciais

Quem imaginou que o home office seria uma alternativa para tantas pessoas, ao mesmo tempo, em todo o mundo? Pois é, apesar de muitos profissionais já possuírem experiência com trabalho remoto, muitas empresas estão vivenciando essa realidade pela primeira vez, devido à pandemia do novo coronavírus.

Esse período está sendo um desafio tanto no âmbito pessoal quanto profissional, e quem lida com gestão de equipes está precisando se adequar às novas necessidades da rotina para continuar exercendo seu papel de liderança e auxiliar o seu time nessa jornada.

Porém, como fazer isso da melhor forma? Como acompanhar de perto a equipe, mesmo estando distante? Será que os colaboradores vão conseguir manter a organização das demandas? São muitos os questionamentos, e foi por isso que reunimos as 3 dicas essenciais para te ajudar neste post. Prossiga na leitura e descubra como gerenciar melhor a sua equipe neste período de isolamento social.

Tenha mais clareza na comunicação

A comunicação sempre é uma peça-chave em quaisquer situações, mas neste momento ela se torna ainda mais. Para que o trabalho continue sendo feito ativamente, é de extrema necessidade que os colaboradores saibam o que é preciso fazer de forma clara e direta.

Portanto, é fundamental ter empatia, estabelecer horários e prazos antecipadamente, estar aberto para receber sugestões ou questionamentos, relatar mais detalhes sobre expectativas ou urgências, compartilhar dificuldades ou desafios e trocar ideias sobre ferramentas que possam auxiliar no trabalho.

Para que isso se torne ainda mais possível, vale a pena determinar horários para as reuniões e estabelecer as pautas de cada uma, pois a rotina de muitas pessoas foi alterada durante a quarentena, então é importante definir melhor as atividades de cada semana para a equipe ter mais condições de se preparar e poder estar presente, por meio de ferramentas online.

Mantenha frequência nos feedbacks

Não é porque você e sua equipe não se veem presencialmente, que ela deve ficar sem receber feedbacks. Eles são fundamentais para aumentar a motivação e produtividade dos profissionais, e devem continuar sendo apresentados – ainda mais nesse período, em que às vezes é mais difícil se comunicar.

Separe um tempo para fazer isso e determine um dia a cada semana – ou de duas em duas semanas, por exemplo – para você reconhecer o trabalho realizado por cada um dos colaboradores do time.

É importante lembrar que, por mais que o ato de dar feedback normalmente seja visto como um momento de apontar falhas ou falar sobre erros que não devem acontecer, esse ato também é essencial para reconhecer o que o profissional fez de positivo ou sobre o quanto ele cresceu em determinados aspectos, e para orientar melhor seus esforços.

Outro ponto importante é que você também pode usar esse momento de feedback para ouvir o que o seu colaborador tem a dizer – sobre o que ele está passando nesse período, quais são seus aprendizados e suas dores – e aproveitar esse momento para se mostrar disponível a ajudar no que for preciso e encorajá-lo a enfrentar esse momento juntos.

Conte com o apoio da tecnologia

Com o apoio da tecnologia, muitas empresas estão conseguindo lidar melhor com suas atividades no home office, o que ajudou muito os gestores de equipe.
São diversas ferramentas e plataformas para manter a produtividade e facilitar o acesso a informações, documentos, dados e comunicações em geral com toda a equipe. Algumas das mais utilizadas são:

– Trello

Ideal para quem deseja garantir a organização em alta, de forma visual e prática. Por meio dele, é possível definir o que deve ser feito, com prazos, e inserir as pessoas responsáveis por cada tarefa.

– Google Drive ou Dropbox

Ferramentas para quem precisa compartilhar arquivos, que não cabem no e-mail, e podem ser armazenados na nuvem para facilitar o acesso de qualquer lugar.

– Skype, Hangouts, Zoom ou Google Meet

Serviços de comunicação por vídeo, que são ótimos para realizar reuniões, avisos em geral e até aulas ou workshops.

– Slack

Plataforma em que você pode criar grupos para enviar mensagens diretas, organizar tópicos, enviar arquivos e manter a comunicação com a equipe sem perder a produtividade.

– Sistema de automação

Além dessas ferramentas, contar com um software de automação, como um CRM, pode contribuir bastante também para você alcançar uma comunicação mais transparente e integrada com o time.

Lembre-se: quando sua equipe está bem, as chances de garantir resultados incríveis para a empresa são ainda maiores. Então continue se cuidando, fique atento às informações e compartilhe dicas como essas com seu time!

Acesse nossas novidades pelas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin, e até mais!