O “novo normal”: 3 dicas para o seu time comercial aumentar as vendas | Polibras Software
O “novo normal”: 3 dicas para o seu time comercial aumentar as vendas

O “novo normal”: 3 dicas para o seu time comercial aumentar as vendas

Com a crise econômica, o isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus, a necessidade de fazer home office por tempo indeterminado e a reabertura de comércios no país, o “novo normal” tem sido uma expressão bastante utilizada por empresas de diferentes setores.

Na prática, muitas coisas já mudaram em diversos setores da sociedade, incluindo os hábitos de consumo, devido ao risco de fazer compras em espaços físicos. No cenário incerto que estamos vivenciando, como manter os lucros e aumentar as vendas B2B? Se o mercado está passando por mais essa transformação, é importante pensar em novas estratégias para conquistar seus objetivos.

Neste conteúdo, você vai descobrir o potencial das 3 dicas que separamos para ajudar você e sua equipe comercial ampliar suas oportunidades. Vamos lá!

1- Crie uma comunidade com o seu público

Envolva seus clientes e promova uma rede de contato que vai para além de compras e vendas.

Estar próximo das necessidades do consumidor não é apenas oferecer uma ótima experiência ou produtos incríveis, mas fazer parte do momento que ele também está passando de forma mais transparente e orgânica.

Como fazer isso? Confira alguns exemplos a seguir e veja o que se encaixa na sua empresa para garantir um retorno surpreendente:

– Preze pela comunicação clara e próxima, sempre;
– Converse com seus clientes não apenas como consumidores, mas como seguidores e possíveis embaixadores da sua marca;
– Tenha honestidade e transparência ao mostrar a realidade que você está passando (essa é uma ótima forma de conquistar mais clientes);
– Não divulgue apenas descontos ou promoções, mas ofereça um conteúdo rico que também vai ajudar seu público em outras questões.

Uma outra dica é em vez de compartilhar uma foto de produto de limpeza ou cozinha, por exemplo, é postar um vídeo e mostrar quais são as possíveis utilidades que as pessoas podem realizar na prática do dia a dia ao comprar tal produto – ou os benefícios que ela irá adquirir com a compra. Por isso, além de estar presente e promover diálogos com seus clientes, vale investir em marketing de conteúdo para oferecer conteúdos valiosos e atrativos a eles.

2- Alinhe seus valores a causas de impacto social

A pandemia trouxe à tona diversos problemas e causas extremamente importantes, que muitas vezes eram negligenciados em algumas situações, e que precisam ser cada vez mais discutidos, ampliando o valor da solidariedade entre as pessoas.

Você já parou para pensar o que o seu público tem se preocupado e o que você, juntamente com seus clientes, podem ajudar a defender nesse período? Isso não quer dizer criar produtos destinados a um problema específico e colocá-los à venda, pois é preciso ter empatia – antes de tudo – e entender que não se deve colocar preço em causas, mas unir esforços para lutar a favor delas, de forma humanizada, respeitosa e transparente.

Se a sua empresa tem o valor de preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade, por exemplo, por que não separar uma parte dos lucros e fazer doações a organizações que trabalham com essa área?

Essa seria uma ótima iniciativa de solidariedade e impacto social, que iria proporcionar novas oportunidades, melhorias relevantes no posicionamento da sua empresa, mais destaque e reconhecimento e, principalmente, bem-estar à região em que você pode colaborar.

3- Invista em tecnologia

Uma outra forma de estar a frente nesse momento para conquistar a proximidade com seu público, atração de novos clientes e, assim, o almejado aumento de vendas, é investir em tecnologia.

Como falamos anteriormente,os hábitos de consumo mudaram bastante, e um deles foi o aumento de compras em comércios eletrônicos, devido ao isolamento social. Segundo o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e Compre&Confie, desde o primeiro caso de coronavírus no Brasil até o dia 18 de março, categorias como Supermercados, Saúde e Beleza obtiveram alta de 80%, 111% e 83% em relação ao mesmo período no ano de 2019.

É importante pensar que ter um e-commerce não é só uma oportunidade de automatizar processos e aumentar vendas, mas de aproveitar a tecnologia para contribuir mais com o trabalho da sua equipe de vendas, atender às demandas e necessidades de seus clientes nesse período, ter mais um canal de comunicação e vendas para linkar com os outros, oferecer a devida segurança, estar mais perto do seu público, prezar pela melhoria de seus serviços e garantir uma experiência mais satisfatória aos consumidores.

Confira as 4 maiores vantagens da automação nos processos da sua distribuidora, clicando aqui.

Dica extra:

Você já pensou em criar um serviço vip para seus clientes mais engajados? Atualmente há dois exemplos de empresas que fizeram isso: a Rappi, com um serviço que você paga mensalmente para ter direito a frete grátis, e a Amazon, com a Prime Video, em que você tem direito a assistir filmes e séries – e ainda ganha frete grátis e desconto em diversos produtos do site. Essa ação tende a aumentar as vendas e fidelizar clientes, além de atrair novos.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você e que sua empresa consiga passar por esse período da melhor forma possível. Para conferir mais conteúdos sobre gestão de negócios, vendas B2B e e-commerce, é só continuar acompanhando nosso blog e acessar as redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.