Omnichannel: entenda o que é e como ele pode alavancar suas vendas
Omnichannel: entenda o que é e como ele pode alavancar suas vendas

Omnichannel: entenda o que é e como ele pode alavancar suas vendas

Você já chegou a pensar na infinidade de canais de comunicação e vendas presentes no nosso dia a dia? Com o avanço da tecnologia, novas tendências surgem entre os universos online e offline, modificando o comportamento dos consumidores e também o processo de vendas das empresas.

Então, é cada vez mais importante não somente estar presente em diversos canais de venda, mas principalmente pensar em estratégias inovadoras que proporcionem uma melhor experiência de consumo.

E, por falar nisso, você já ouviu falar em vendas omnichannel? Acompanhe a leitura deste texto com a gente e descubra tudo sobre o poder desta estratégia, que pode ajudar você a impulsionar seus lucros. Vamos lá!

O que significa omnichannel?

Antes de abordar os benefícios que esta tendência traz, é importante entender o significado do conceito “omnichannel”.

Enquanto “channel” vem da língua  inglesa e pode se traduzir em “canal”, “omni” vem do latim quer dizer “tudo” ou “universal”.

Porém, o termo vai para além de ser algo que apenas envolve todos os canais: uma experiência omnichannel integra simultaneamente diferentes meios com o objetivo de proporcionar uma experiência completa e prática.

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Qual é a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel?

São tantas informações, que muitas pessoas acabam não percebendo as características principais de cada conceito, ainda mais por terem um nome parecido.. Então, para não confundir os termos, confira a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel:

  • omnichannel: integra diversos canais para oferecer a mesma experiência e diminuir as barreiras entre online e offline;
  • multichannel: utiliza mais de um canal de comunicação e venda, mas cada um é independente do outro e pode proporcionar experiências diferentes;
  • crosschannel: realiza marketing entre canais, ou seja, o cliente utiliza um para promover o outro.

Quais são as vantagens de aderir à estratégia omnichannel?

Como já foi falado anteriormente, a omnichannel é uma evolução de outras estratégias, visto que integra lojas físicas, virtuais e consumidores, visando oferecer mais comodidade, fortalecer a marca e aumentar as vendas. Além disso, também há outros benefícios presentes nesta tendência inovadora:

  • melhoria no atendimento ao usuário;
  • upgrade nos serviços ou produtos oferecidos;
  • maior conhecimento do seu público;
  • fidelização de consumidores;
  • imagem positiva da empresa;
  • redução de custos;
  • aumento de vendas;
  • comunicação integrada.

Não é à toa que a omnichannel tem sido considerada a estratégia ideal para o varejo a longo prazo, visto que estas são só algumas das vantagens que sua empresa pode garantir..

De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, 56% das vendas do varejo são influenciadas por canais digitais e, segundo o Google Brasil, as pesquisas nas categorias do varejo chegam a 1 bilhão por mês, o que equivale a 10 buscas mensais para cada usuário no país.

Sabendo que boa parte dos consumidores pesquisam diversas informações sobre os produtos na internet antes de efetuar alguma compra, é fundamental contar com o apoio de diversos canais para alcançar melhores resultados.

Até mesmo porqueoferecer mais canais de vendas e aprimorar o relacionamento com os consumidores não é apenas uma questão de se manter “atualizado”, mas de priorizar a imagem da sua marca e estar à frente dos concorrentes.

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Como aplicar o omnichannel?

Agora que você já sabe o que é omnichannel e entende o porquê de investir neste, a pergunta que paira no ar é: como é possível aderir à estratégia e obter mais lucros na empresa?

Dado que os canais de vendas precisam estar incorporados entre si, é muito importanteter cuidado com a identidade visual de sua empresa e elaborar um planejamento de comunicação integrada para evitar que esta “se perca” e propague conteúdos distintos em cada canal, a fim de que os consumidores não percebam a diferença e possam ter uma experiência mais satisfatória.

Além de estabelecer um padrão de qualidade, também é necessário priorizar o bom atendimento com os clientes. Senão, do que adianta oferecer informações em vários canais sem favorecer o contato da melhor forma possível?

Outro fator que faz toda a diferença também é registrar o histórico de compras e as preferências de seus clientes, nos canais disponíveis,para ter maior conhecimento do perfil das pessoas que consomem os produtos ou serviços da sua marca e, dessa forma, desenvolver mais sua empresa e facilitar a fidelização do seu público.

Segundo a pesquisa Omnichannel Customer Service Gap, 87% dos usuários acreditam que a experiência, proporcionada pelas marcas, precisa ser trabalhada sem obstáculos entre os canais no meio online e offline. Assim, o foco sempre deve ser gerar processos de vendas agradáveis para o cliente.

É importante lembrar que canais integrados não são pensados para gerar competição entre si, mas para se complementar e fortalecer a experiência do consumidor, gerando umimpacto positivo nas vendas e trazendo mais visibilidade à empresa.

A gente sabe que isso tudo é um grande desafio, mas contar com o apoio da tecnologia para acompanhar as etapas de integração dos canais e entender como adequá-los às necessidades dos seus clientes pode ajudar muito no processo e trazer um bom diferencial para sua marca.

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