Os desafios na hora de medir o fluxo de atividades do seu time de vendas | Polibras Software
Os desafios na hora de medir o fluxo de atividades do seu time de vendas

Os desafios na hora de medir o fluxo de atividades do seu time de vendas

O sonho de todo gestor é ter uma equipe de vendas com a produtividade sempre em alta para alavancar o sucesso de sua empresa, mas como acompanhar isso sem medir o fluxo de atividades dos seus colaboradores?

Fazer o devido monitoramento ao longo dos processos e analisar como mensurar o quão produtivo é o seu time são ações essenciais para você identificar estratégias, que precisam ser transformadas, e hábitos que podem agregar mais valor à rotina da sua equipe. 

Entretanto, como é possível fazer isso de forma mais assertiva? Fazer um bom gerenciamento de atividades, muitas vezes, parece ser um desafio, ainda mais em períodos de trabalho remoto, em que a maioria dos profissionais estão fazendo home office.

Seja em caso de trabalho remoto ou presencial, é fundamental mapear os fluxos da sua empresa e fazer uma boa gestão de processos da sua equipe. Então confira esse post com a gente e descubra as 5 melhores dicas para fazer isso e garantir dias mais produtivos para o seu time e a sua organização.

1- Estabeleça uma comunicação clara e acessível

A comunicação, quando bem realizada, pode impulsionar bastante tanto o trabalho dos colaboradores quanto da gestão. Por isso, é essencial manter uma comunicação transparente com o seu time e se mostrar sempre disponível para ajudar e trocar informações importantes.

Em quaisquer situações, mas principalmente em períodos de trabalho remoto, estabelecer formas de se comunicar bem pode aprimorar a conexão da equipe, evitar uma série de falhas ou prejuízos, aumentar a confiança dos colaboradores e melhorar a motivação de todo o time. 

Conhecer bem os diferenciais de cada colaborador também faz parte de estabelecer uma boa comunicação. Clique aqui para saber mais sobre a importância de entender melhor as competências de cada profissional, e como isso também ajuda a medir a produtividade do time.

2- Utilize ferramentas tecnológicas para facilitar o contato

Se as ferramentas tecnológicas podem ajudar na rotina, por que não utilizá-las? Hoje, mais do que nunca, é fundamental não ter receio de inovar nos processos da sua empresa. Essa atitude pode gerar bons resultados a longo prazo e, também, ajudar você e sua equipe a se manterem sempre atualizados.

Atualmente há algumas ferramentas gratuitas que facilitam a comunicação e o acompanhamento de atividades sem prejudicar os fluxos de trabalho: é mais benefício para o negócio, conexão entre os colaboradores e produtividade para todo o time. Algumas delas são:

  • – Trello;
  • – Slack;
  • – Google Hangouts;
  • – Google Meet;
  • – Microsoft Teams.

Clique aqui e confira 3 dicas essenciais para gerenciar as atividades da sua equipe em tempos de home office.

3- Faça um mapeamento das atividades e delegue tarefas

Ao mapear todas as demandas a serem realizadas, você consegue identificar as prioridades e, dessa forma, pensar em novas estratégias, definir prazos de entrega e melhorar o fluxo de tarefas.

Esse momento se torna ainda mais produtivo quando é feito com toda a equipe de vendas, para que cada colaborador tenha conhecimento do que precisa ser feito e, assim, pensar em formas mais assertivas de melhorar o processo.

Vale ressaltar que é de extrema necessidade dividir e delegar tarefas para que nenhum colaborador fique sobrecarregado, a fim de evitar ocorrências de síndrome de burnout – ou síndrome do esgotamento profissional, possíveis falhas ou baixa motivação da equipe.

4- Analise os objetivos e monitore os resultados

Após mapear as atividades, é tempo de avaliar os objetivos: eles ainda fazem sentido e são coerentes com as atuais necessidades da sua empresa? Assim como há tarefas que são prioridades, você também deve se atentar para quais metas devem ser alcançadas com a realização dos processos.

Além disso, é essencial acompanhar os fluxos e os resultados obtidos ao longo das atividades. Vale analisar os dados e as métricas de cada um deles para acompanhar o que está dando certo – e o que precisa ter outro direcionamento – com a sua equipe de vendas.

5- Utilize um sistema de gestão

Investir em um software de gestão – ou um sistema de força de vendas – é a escolha ideal para potencializar o gerenciamento dos fluxos de tarefas e da produtividade do seu time, alavancar os expandir sua carteira de clientes e obter mais sucesso em sua empresa.

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O POLIEQUIPES é a opção ideal para impulsionar os resultados do seu time comercial. Com ele, você pode obter um acompanhamento mais assertivo do fluxo de atividades da equipe e garantir diversas outras ações necessárias, como:

  • – Definir a jornada de visitas dos colaboradores;
  • – Montar fluxo de tarefas diárias;
  • – Acompanhar o check in e check out dos vendedores em tempo real;
  • – Permitir que o vendedor registre quaisquer ocorrências ou observações;
  • – E muito mais.

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