Principais diferenças entre e-commerce e Marketplace | Polibras Software
Principais diferenças entre e-commerce e Marketplace

Principais diferenças entre e-commerce e Marketplace

Atualmente muito se fala dos benefícios do marketplace e do e-commerce para as empresas, mas você sabe dizer quais são os diferenciais de cada um?

Enquanto o marketplace é conhecido como shopping virtual e apresenta diversas lojas em um único espaço, o e-commerce ou comércio eletrônico realiza vendas online de apenas uma empresa e sem intermediadores.

É fundamental conhecer o que cada uma pode oferecer e entender melhor o funcionamento e potencial destas duas formas de realizar vendas online para que, assim, você possa analisar qual é a melhor alternativa para sua empresa no momento e investir em um modelo de negócio com mais assertividade. 

Ao longo da leitura deste conteúdo, você vai entender melhor as possibilidades do mercado digital e ficar por dentro das 4 principais diferenças entre o e-commerce e o marketplace. Descubra agora quais são!

1- Investimento

Para a criação do e-commerce, também é preciso investir em uma plataforma, definir uma equipe para ficar responsável por esse setor, investir em um bom servidor, prezar pela segurança de dados, gerenciar o estoque, pensar na operação logística e no preparo e envio de produtos, e em diversos outros detalhes.

Já o marketplace, por ser um espaço virtual que linka diversas outras lojas, o investimento pode ser menor, visto que há menos demandas e não é preciso gerenciar todas as operações. 

Clique aqui para conhecer mais diferenças entre marketplace e e-commerce, e os diferenciais deste.

 

2- Alcance

Empresas que desejam realizar vendas online, normalmente se planejam para prosseguir com sua identidade, a fim de gerar uma experiência mais satisfatória em outro canal de venda e conquistar mais clientes de acordo com o público que visam atender.

Dessa forma, o e-commerce é uma ótima alternativa, pois é um espaço destinado somente a uma empresa, podendo facilitar o processo de manter sua comunicação e identidade visual e potencializar sua aproximação com os clientes. Porém, é importante investir em estratégias de marketing digital para garantir mais alcance e gerar competitividade no mercado online. 

O marketplace, apesar de não oferecer a possibilidade de trabalhar apenas uma identidade de comunicação, ele garante uma visibilidade maior com mais rapidez, pois une diversas empresas e vários público em um só espaço: seus produtos poderão ser mais vistos e seu negócio poderá ser reconhecido em menos tempo no mercado.

3- Benefícios

Como é possível perceber, cada modelo de venda online tem suas particularidades, então os benefícios também variam entre eles. Confira a seguir os principais benefícios do e-commerce:

– Mais facilidade para controlar os processos;
– Análise de perfis de clientes;
– Espaço personalizado de acordo com sua marca;
– Canal de vendas online para linkar com os outros canais da sua empresa;
– Aumento de oportunidade de vendas;
– Maior credibilidade para os clientes;
– Ótimo custo x benefício;
– Mais tempo para sua equipe de vendas fazer outras atividades mais importantes;
– Melhorias na produtividade do time;
– Otimização de tempo;
– Redução de custos com deslocamentos;
– Aumento na carteira de clientes.

Agora confira as vantagens do marketplace:

– Maior visibilidade para a sua marca;
– Aumento no número de clientes;
– Parceria com outros negócios reconhecidos no mercado;
– Mais facilidade no gerenciamento de vendas;
– Baixo investimento.

Não existe opção certa ou errada, existe a que vai funcionar melhor para a sua empresa em determinado momento. Então, vale analisar bem os fatores antes de tomar a decisão e, assim, obter os resultados almejados para o seu negócio.

4- Estoque

A gestão de estoque é um dos principais pontos que as empresas B2B levam em consideração quando desejam crescer no mercado.

Isso porque além de favorecer o reconhecimento da empresa e o aumento de lucros, um controle de estoque bem realizado tende a contribuir na fidelização e atração de clientes.

No e-commerce, isso exige uma organização maior para evitar falhas ou prejuízos, então é importante contar com um sistema de automação para tornar esse processo mais prático e assertivo.

Já no caso do marketplace, como sua empresa vai apenas apresentar seus produtos, então você não precisa se preocupar com a parte da operação logística.

Descubra 5 maneiras de evitar prejuízos no estoque do seu negócio, clicando aqui.

Para entender mais sobre os diferenciais do e-commerce e do marketplace e, então, definir a escolha ideal para sua empresa, você pode falar diretamente com a nossa equipe e tirar todas as suas dúvidas.

Estamos sempre disponíveis para atender você e contribuir no aumento de vendas da sua empresa, com o auxílio de ferramentas inteligentes e soluções inovadoras, para proporcionar mais sucesso às suas metas. Clique aqui para falar com a gente!

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