Principais dores de cabeça na gestão da logística de entrega do seu negócio | Polibras Software
Principais dores de cabeça na gestão da logística de entrega do seu negócio

Principais dores de cabeça na gestão da logística de entrega do seu negócio

Se alguém já pediu algum produto e nunca teve problemas com o seu recebimento, que jogue a primeira pedra. Todo mundo sabe que uma entrega efetuada no período prometido e até mesmo o empacotamento adequado de um produto pode fazer com que a experiência do cliente seja mais agradável. Isso faz toda a diferença no reconhecimento e desenvolvimento de uma empresa, nãé?

Apesar de que cuidar da logística de entrega não é uma missão nada simples, a grande verdade é que esta pode causar impactos positivos na imagem da empresa e fidelizar diversos clientes. Isto ocorre quando ela é otimizada, visto que é tão comum ter contratempos nesta operação.

Ao longo deste texto, iremos falar sobre quais são as dores mais frequentes para os profissionais e as empresas que lidam com a tão falada gestão da logística de entrega. Vamos lá com a gente!

Quais são os benefícios de otimizar a logística de entrega?

Primeiramente, é importante saber o porquê de realizar um planejamento eficaz. Cumprir algumas etapas essenciais para realizar um bom gerenciamento da logística pode evitar problemas para sua marca e dores de cabeça tanto para colaboradores quanto para clientes.

Atualmente já é possível contar com o apoio de ferramentas e sistemas que otimizam toda esta operação. Eles trazem mais praticidade à rotina de empresas que fazem entregas e ajudam a deixar o processo mais seguro e confiável. Confira os alguns dos benefícios de investir no gerenciamento automatizado de processos de entrega

Transparência e centralização de informações para a equipe;

  • definição e monitoramento de rotas de entrega
  • otimização do tempo;
  • redução de custos;
  • clientes mais satisfeitos;
  • melhorias na produtividade;
  • comunicação direta com fornecedores;
  • planejamento de demandas;
  • e de entrada e saída de produtos;
  • produção de relatórios sobre as entregas.

Viu o tanto de vantagens em contar com ferramentas que podem te auxiliar na logística de entrega da sua empresa? É fundamental investir em processos que facilitem o dia a dia e melhorem o desenvolvimento do trabalho. Agora confira os principais problemas de quem não se preocupa em gerenciar esta operação tão importante:

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1.Ausência de mercadorias ou entrega de produtos com defeitos

A falta de controle de estoque já prejudicou muitas empresas e, por incrível que pareça, não é preciso que a empresa seja de grande porte para necessitar de um bom controle de entrada e saída de produtos. Pois é, sabe aquele pequeno mercantil que funciona próximo à sua casa? Este também precisa de planejamento e monitoramento para garantir que as mercadorias procuradas estejam disponíveis e em boa qualidade, além de manter a clientela fidelizada, evitar perdas financeiras e ter um bom desenvolvimento.

A gente sabe que manter a organização de um estoque não é fácil e leva tempo, mas pode ajudar suas entregas a serem feitas dentro do prazo e livrar sua empresa de uma série de dores de cabeça. Então realmente vale a pena separar um tempo para averiguar se tudo está armazenado corretamente, a fim de evitar estragos ou danos, analisar quais são os itens que mais saem para planejar o pedido de reposição destes com antecedência e verificar os que estão sobrando para pensar em novas estratégias.

Sim, e por falar em estoque, já fizemos um conteúdo falando sobre os principais problemas que podem acontecer neste setor, clique aqui e confira.

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2.Entrega de pedido errado

Desde o momento de separar determinado produto para um pedido até a hora em que o consumidor o recebe, tudo deve ser feito com o máximo de atenção e cuidado possível. Até porque a entrega de um produto errado pode colocar o valor da sua marca em jogo, além de que a solicitação de troca ou devolução também acarreta mais prejuízos para a empresa.

É imprescindível identificar soluções que permitam a otimização de tempo e de produtividade para obter mais precisão e segurança em cada demanda. Vale planejar cada etapa e estabelecer uma padronização para os procedimentos de entrega.

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3.Atrasos no prazo da entrega

Nada pior do que estar à espera de um pedido há dias e não saber quando poderá recebê-lo. Sabendo que atrasos podem ser ruins tanto para a equipe quanto para os consumidores em geral, é interessante efetuar um controle de agendamento de entregas.

Devido a imprevistos corriqueiros, que podem acontecer durante as rotas de entrega, é recomendável definir os melhores horários para programar o tempo necessário de entregar dentro do prazo estabelecido. Isto, juntamente com o monitoramento de frotas, torna o processo mais organizado, eficiente e confiável.

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4.Atendimento precário

É muito interessante quando o produto é entregue em ótima qualidade e sem nenhum atraso. Entretanto, isso não faz tanta diferença quando o serviço é acompanhado de um atendimento de péssima qualidade.

Como você já sabe, construir um bom relacionamento com o cliente é essencial para fidelizá-lo, causar boas impressões, proporcionar uma ótima experiência, gerar mais credibilidade e deixar sua marca sempre à frente da concorrência.

Estes problemas recorrentes, que falamos acima, podem ser evitados por meio de um sistema de automação. Ele torna o processo de logística de entrega muito mais prático e satisfatório.
Quer saber mais sobre gestão de processos, controle na logística de entrega e melhorias nos resultados de empresas? Fala com a gente, , ou pelo telefone: (85) 4008-4508.