Principais problemas que podem acontecer no seu estoque | Polibras Software
Principais problemas que podem acontecer no seu estoque

Principais problemas que podem acontecer no seu estoque

O estoque é considerado a menina dos olhos para quem possui uma pequena ou grande empresa, mas também é tido como um desafio diário. É preciso dedicar tempo e atenção para esta área, pois o estoque é bastante instável no dia a dia e necessita de um controle bem realizado, a fim de conservar o ponto de venda, os clientes e evitar prejuízos no estabelecimento.

Para controlar a entrada e saída de produtos, de forma eficiente, é fundamental saber os possíveis problemas que podem acontecer. Continue a ler o artigo para descobrir alguns dos mais importantes.

Cadastro incorreto dos produtos

A facilidade para localizar um determinado produto no estoque depende muito da organização e de como foi realizado o registro. Isto não só facilita durante a rotina, mas também contribui para diminuir falhas no sistema ou excesso de mercadorias.

Por isso, é de extrema necessidade fazer descrições completas e observar o código de barras ou o EAN (European Article Number) de cada um dos produtos na hora de registrar a entrada e saída destes.

Falhas na segurança

Um dos problemas mais comuns em grande parte dos estabelecimentos comerciais é o furto, por isso é importante ter o máximo de cuidado.

O estoque já pode sofrer muitas alterações devido a diversas eventualidades que podem acontecer ao longo da rotina e, por isso, estabelecer um maior controle no acesso de pessoas e realizar monitoramento com câmeras de segurança é o mais recomendável para proteger o seu depósito com mais garantia.

Ausência de inventário de mercadorias

Analisar periodicamente a saída, a reposição e o giro de produtos do estoque pode contribuir muito na redução dos riscos de ruptura e dos produtos excedentes.

Dessa forma, fazer um inventário facilita o trabalho da equipe, ajuda a fidelizar os clientes e diminui os custos financeiros da empresa.

Armazenamento impróprio

Cada mercadoria possui diversas especificidades e é essencial ficar de olho em cada uma delas para evitar danos, perdas ou insatisfação nos clientes. É vital verificar o modo de armazenamento, as temperaturas necessárias e as particularidades em geral do produto para preservá-lo em sua vida útil e não ocasionar problemas internos.

Falta de automatização

Como você pode ver, o estoque apresenta diversos detalhes que precisam de bastante atenção e cuidado, não é mesmo? Por muito tempo, este desafio era ainda mais difícil, visto que os dados eram todos registrados manualmente em planilhas no papel, o que gerava diversos erros e demandava mais tempo e organização da equipe e da gestão do estabelecimento. Porém os problemas passaram a diminuir bastante com a implementação de sistemas integrados de gestão que automatizam os pedidos e permitem um maior controle do estoque.

 

O uso desses softwares, que oferecem diversas ferramentas, traz mais agilidade e praticidade nos processos, além de consentir o acesso da equipe aos dados, aumentar a integração dos funcionários, contribuir no direcionamento das próximas ações e amplificar os lucros da empresa.