Seu cliente mudou: entenda o novo perfil do seu consumidor | Polibras Software
Seu cliente mudou: entenda o novo perfil do seu consumidor

Seu cliente mudou: entenda o novo perfil do seu consumidor

O mundo está constantemente em processos de mudanças, e isso não poderia ser diferente quando a gente fala sobre o perfil do consumidor de empresas distribuidoras e varejistas.

As mudanças econômicas no país e os avanços tecnológicos, que se desenvolvem mais a cada dia, são alguns dos responsáveis pela transformação nos hábitos de consumo da sociedade. Com situações imprevistas, como o isolamento social – devido à pandemia do novo coronavírus -, também foi possível perceber algumas alterações no cenário de atacado e distribuição.

Como atacadistas e distribuidores podem preparar seus negócios, de quaisquer portes ou segmentos, para o futuro? Entender as características, necessidades e desejos dos seus clientes é um ótimo passo. Então resolvemos reunir algumas das melhores formas de fazer isso e estar preparado para as inovações do mercado B2B. Aproveite e confira esse post com a gente!

Pesquise o que as empresas reconhecidas estão fazendo

Em períodos de mudanças, é ainda mais importante estar atento ao que outras empresas – concorrentes ou não da sua – estão fazendo de positivo para aumentar as vendas, fidelizar seu público e atrair novos clientes.

Isso é ótimo não apenas para analisar possíveis formas de melhorar sua comunicação ou suas estratégias, mas também para identificar os comportamentos dos clientes, as semelhanças e diferenças entre o público de outras empresas e o da sua, além de identificar possíveis crises e entender como gerenciá-las da melhor forma: é melhor estar preparado antes do que saber o que fazer somente quando acontece.

Essa pesquisa de outras empresas e do mercado, em geral, pode servir como uma base para você traçar novos caminhos para a sua e ter uma visão mais ampla de como conquistar melhores resultados com o seu público neste âmbito de transformações sociais, tecnológicas e econômicas que estamos vivenciando.

Analise os resultados e faça coleta de dados

Muitos profissionais e empreendedores pensam que conhecem seu público, de acordo com suas experiências, porém é importante lembra que seus clientes fazem parte de diferentes etapas de compra e também estão em constante transformação no que se refere a dores e novas necessidades.

Por isso, é necessário analisar os resultados de cada processo de venda, as métricas de interação e compra, além de coletar dados sobre características, preferências, hábitos de consumo e desejos de cada consumidor.

Essa é uma ótima forma de conhecer melhor o perfil dos seus clientes e pensar nos próximos passos da sua empresa: quais estratégias podem ter retornos mais assertivos, quais podem ser os próximos mix de produtos ou serviços a serem oferecidos, como apresentar melhor o seu negócio, quais são os diferenciais que você pode explorar melhor, etc.

Invista no comércio eletrônico

A pandemia do novo coronavírus acelerou o processo de várias empresas se adaptarem às soluções digitais para manter as vendas em alta no mercado.

Com a maioria dos espaços físicos fechados, por causa do isolamento social, foi preciso recorrer a ferramentas tecnológicas para ampliar a eficiência de suas estratégias e continuar lucrando. Uma das estratégias, utilizadas por muitas empresas, para não perder a competitividade e os clientes foi investir em e-commerce.

O que antes era considerado uma tendência passageira, o comércio eletrônico agora é algo que está se solidificando ainda mais no mercado nacional e é realidade no setor atacadista e distribuidor. Segundo uma pesquisa do Compre&Confie, o faturamento do comércio eletrônico foi de 81% no Brasil, e de acordo com a ACI Worldwide, o e-commerce teve uma alta de 209% durante a pandemia, e isso é o dobro comparado a esse mesmo período em 2019.

Certo, os resultados estão sendo surpreendentes, mas como o e-commerce pode ajudar você a entender melhor o perfil do seu cliente? Por meio de vendas online, é possível analisar aprofundadamente diversos dados e métricas sobre o que seus clientes precisam e desejam em tempo real, quanto tempo eles passam em seu site, quais canais de comunicação e venda geram mais retorno, o que deve ser mudado para alavancar os lucros e o que pode permanecer para aumentar sua carteira de clientes.

Clique aqui e fique por dentro das 5 principais vantagens de investir em um e-commerce para sua empresa.

Conte com um sistema de automação

Com o avanço da inteligência artificial, diversas ferramentas tecnológicas podem tornar o desenvolvimento de empresas B2B muito mais prático.

Investir em sistemas de gestão e processos automatizados pode contribuir na jornada de entender o comportamento do consumidor da sua empresa, aprimorar bastante o seu investimento em e-commerce e aumentar seus lucros a longo prazo.

Por meio de chatbots, geração de relatórios, integração com outros sistemas, comunicação mais transparente e catálogo disponibilizado por 24 horas, é muito mais fácil se relacionar com seu público, entender melhor suas dores e vender mais.

Preze pela experiência

Para além de vender produtos ou serviços, investir na personalização e identidade dos seus canais de venda, se disponibilizar para tirar as dúvidas e ouvir as sugestões do seu cliente, oferecer um bom atendimento e aproveitar as ferramentas de comunicação para construir autoridade no mercado e se aproximar do seu público são algumas formas de tornar a experiência de compra mais satisfatória e, claro, entender melhor o que seu cliente busca e como podem ser as soluções da sua empresa.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você! Estar por dentro do perfil do cliente da sua empresa é uma jornada que passa por mudanças constantes, mas é enriquecedora e gera ótimos retornos a longo prazo.

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