Você consegue medir a produtividade da sua equipe de forma eficaz? | Polibras Software
Você consegue medir a produtividade da sua equipe de forma eficaz?

Você consegue medir a produtividade da sua equipe de forma eficaz?

Como manter uma equipe produtiva é um questionamento que deve ser feito com frequência, mas como medir a produtividade da equipe é a pergunta que poderia valer milhões de dólares.

Identificar o que precisa ser transformado e o que deve continuar, a fim de avaliar se o time realmente está tendo dias produtivos pode fazer toda a diferença no seu negócio e alavancar os resultados que você tanto almeja.

Quer saber como fazer isso? Prossiga na leitura desse texto e confira!

 

1 – Conheça os setores da sua empresa e seus colaboradores


Provavelmente você já sabe o quanto é importante conhecer seus clientes e entender melhor suas preferências e necessidades, não é? Entretanto, para que sua empresa possa decolar, é preciso conhecer também quem trabalha com você.

Entender mais sobre as competências e experiências de cada colaborador, além do que é realizado em cada setor da empresa, pode ajudar você a ter mais noção sobre o que pode ser feito para que os fluxos dos processos sejam realizados da melhor forma possível.

 

2 – Realize um mapeamento dos processos e fluxos

E, por falar em processos e fluxos, criar mapeamentos que facilitem a visão geral das etapas a serem percorridas é essencial para que o trabalho seja acompanhado de forma mais prática e simples.

O mapeamento também é uma ótima forma de analisar quais etapas precisam de mais tempo do que outras para serem concluídas no prazo e com a devida qualidade.

 

 

 

3 – Faça uma avaliação com um grupo específico

Você tem um projeto em mente ou quer inovar em algum setor de sua empresa, mas não sabe ainda quanto tempo isso vai levar? O ideal é que você reúna um time de colaboradores para acompanhar o trabalho e ter uma base de cálculo para o prazo a ser definido.

Para isso, vale pensar em quais etapas devem ser avaliadas, os setores que devem participar e os prazos a serem definidos, a fim de ter como fazer um comparativo depois e melhorar os próximos planejamentos de entregas.

 

4 – Defina indicadores e faça o devido monitoramento

Os indicadores, claro, variam de empresa para empresa e também dependem muito de qual setor você deseja avaliar. A equipe de vendas, por exemplo, pode ter sua produtividade analisada pelos seguintes fatores:

– vendas fechadas;
– metas alcançadas;
– tarefas cumpridas no prazo;
– condições de entrega;
– margem de lucro de cada processo;
– e outros mais.

Esses fatores podem ser variáveis, mas você precisa ter em mente que é necessário monitorar as etapas de cada processo e os indicadores escolhidos para verificar o desempenho do time. 

 

 


É válido ressaltar que você precisa observar também o período do ano, se há alguma ação extra na empresa, e as tendências atuais do mercado.

 5 – Conte com a tecnologia

Investir em um sistema de automação é garantir mais benefícios e praticidade para sua empresa como um todo.


Por meio dele, você poderá avaliar a produtividade dos seus colaboradores com dados muito mais precisos e resultados mais eficazes, em vez de se basear em “achismos” ou cometer falhas ao longo do processo.

Solicite uma demonstração gratuita

Você quer saber como fazer isso e colher bons frutos para sua empresa? Nossa equipe está pronta para tirar suas dúvidas e ajudar no que for preciso, buscando a solução ideal para você e sua equipe. 

Conheça o Polistore Equipes e entenda como podemos te ajudar,  clique aqui para falar com a gente e solicite já sua demonstração totalmente GRATUITA, clicando aqui, para trazer mais inovação ao seu negócio.